terça-feira, 12 de agosto de 2008

O que é um VST?

Ok, vamos começar com os bizus pra fazer da sua gravação caseira um produto de qualidade.

VST significa Virtual Studio Technology. Essa tecnologia de estúdio virtual foi desenvolvida pela Steinberg - a fabricante do Cubase, e, em bom informatiquês, um VST é um plugin de áudio.

O que é um plugin? -É um "pedaço" de software que a princípio não faz nada sozinho, mas que pode se acoplar a um outro software "hospedeiro" (por exemplo, o Cubase) e agregar a ele novas funções (por exemplo, um novo sintetizador ou um novo efeito).

Em geral o VST vai abrir uma interface visual de dentro do programa principal, na qual você poderá configurá-lo e alterá-lo como queira.

Outros padrões de plugins são o Direct-X da microsoft e o RTAS - nativo do Protools. Particularmente, eu sou adepto dos VST's, nunca trabalhei com RTAS e pouco mexi com Direct-X.

Existem diversos tipos de VST's, mas podemos destacar aqui algumas diferenças de nomenclatura.

Quando se fala em Efeito VST, nos referimos mais especificamente a um pluggin de efeito que altera um sinal de áudio. Há ainda efeitos de monitoração que fornecem uma visualização do sinal sem alterar o som (por exemplo, um analisador de espectro). A maioria desses efeitor pode ser encadeado com outros efeitos similares.

Um VSTi, ou Instrumento VST, diferentemente do efeito que somente altera um sinal áudio, é capaz de gerar áudio. Pode ser um sintetizador ou um sampler, por exemplo.

Finalmente, um Midi VST é um pluggin de efeito que atuará sobre um sinal MIDI, antes deste ser direcionado para um hardware externo ou para outro destino, por exemplo, para realizar uma transposição ou um determinado arpejo.


Leia mais em: http://en.wikipedia.org/wiki/Virtual_Studio_Technology.

Nenhum comentário: