terça-feira, 5 de agosto de 2008

No Princípio... Gravação de áudio em multitrack

No princípio era a vontade de gravar.
~Mas por trás desse conceito estava na realidade o desejo de produzir a minha música. Não se tratava só de gravar, mas de gravar até ficar bom. De produzir música com qualidade.

E de que modo o computador pode ajudar? Com softwares de gravação de áudio em multitrack. O conceito é simples. por exemplo, você grava um violão base. Depois, ouvindo o que gravou, grava o vocal em uma pista separada. Serão arquivos de áudio independentes, mas que tocarão simultaneamente conforme a gravação. Esse processo segue indefinidamente. Você pode gravar baixo, guitarras, bateria, vocais, e depois juntar tudo na sua banda virtual de um homem só. Produz-se a música.

No início utilizei o Adobe Audiction com essa finalidade. É um programa muito bom, herdeiro do Cool Edit. Depois disso passei pro Sonar para contar com a possibilidade de editar midis (para poder programar baterias VSTi's), e finalmente cheguei ao Cubase, que se adapta melhor do que o Sonar aos VST's e VSTi's. Por hora, entenda VST's e VTSi's como Plugins (adendos) acrescentados ao software de gravação para agregar algumas funcionalidades específicas.

Até o momento, o Cubase tem respondido bem às minhas expectativas.



Verdade é que todos esses softwares fazem mais ou menos a mesma coisa e funcionam do mesmo modo. É bom pesquisar e ver qual se adapta melhor às suas necessidades. Na dúvida, recomento o Cubase 3 SX.

A partir do software de gravação comecei a produzir minhas músicas, gravando instrumento por instrumento usando a entrada auxiliar (uma entradinha azul) de uma placa de som comum de um PC. É possível usar também a entrada roza (de microfone), mas note que sua qualidade será inferior.

Foi assim que senti o gostinho inicial do meu home studio, comecei a gravar minhas músicas, e acho que essa foi a gênese de tudo.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.